Esse é o diário de bordo da minha aventura na metrópole do mundo.


Super Tuesday



The Republican Elephant and the Democratic Donkey
Ontem a América foi às urnas para decidir quem disputará as eleições no fim do ano. Sim, eles votam nos pré- candidatos e depois, no fim do ano, é que rola a eleição pra valer com os dois escolhidos, um de cada partido. O estranho é que não é exatamente o voto do povo que decide as eleições (ou pré-eleições). Eles tem um outro método, através de delegados que eu até tentei entender pra escrever sobre e parecer politizado no blog, mas depois de perguntar pra três americanos e ouvir deles (que viveram a vida toda aqui) que também não entendiam muito bem como exatamente a coisa funciona, desisti. Esse post agora vai falar da minha super-terça.

Ontem fui visitar a Young & Rubicam e a Saatchi & Saatchi e entrevistar o Kléber Menezes e o Ícaro Dória, respectivamente, para a monografia. Como na política americana, apesar de os dois serem diretores de criação de grandes agências em NY e buscarem um objetivo comum (o sucesso dos seus clientes), eles – e suas agências – têm posturas muito diferentes em relação à propaganda e ao modo de se fazê-la. Abaixo, comentários escritos logo após sair pela porta de cada um deles.

A Y&R NY é uma tradicional agência da Madison Avenue: gigante na estrutura e "segura" na propaganda. Eles tem diretor disso, diretor daquilo, Juniors, Seniors, ilustradores, bureau e plotter in house, etc mas funcionam de forma dura e burocrática. Não senti um clima de tesão pela propaganda fluindo pelos corredores, mas apesar disso, me senti bastante à vontade por lá. Me senti um igual, parte da grande tribo de pessoas estranhas, que não se encaixam sob nenhum rótulo e nunca pagam suas contas em dia. Pela primeira vez em Nova Iorque me senti um publicitário.

Entrar na S&S foi como ser transportado para um lugar no futuro. Ou pra outro planeta, sei lá. Desde a recepção (com dois rapazes de sexualidade duvidosa) até o papo com o Ícaro, tudo me fez sentir como um ET. Não como um daqueles que tem nave espacial, tecnologia ultra-avançada e que - apesar da feios pra dedéu - têm uma inteligência sobre-humana Me senti como um alienígena atrasado de um planetinha muito mixuruca no sul da galáxia do samba. Os caras estão um milhão de anos-luz à minha frente. Até a dupla de estagiários já tem leão na prateleira. De ouro. A S&S foi agência do ano em praticamente todos os grandes festivais no ano passado, Grand Prix, Clios, Leões, etc. Nesse planeta da superpropaganda, entrar na Archive é o lanche da tarde.

Obrigado ao Kléber e ao Ícaro que me receberam superbem, abriram as portas das suas agências e espaço nas suas agendas para participar deste projeto e compartilhar com mais gente as aventuras e desventuras de ser publicitário na Grande Maçã.

Blogged with Flock

Marcadores: , , ,

4 Responses to “Super Tuesday”

  1. # Blogger Elisa

    ¡Vaya super martes!
    E dá pra adiantar pros mortais o que você aprendeu lá no futuro, ou só na monografia?  

  2. # Blogger Haas Duman

    Ta, legal, mas e o iPod, cade??  

  3. # Blogger Elisa

    Este comentário foi removido pelo autor.  

  4. # Blogger Elisa

    Então, fiquei curiosa também sobre o lance dos delegados e fui procurar entender. Procurei no The Economist, no El País, no Estadão, e não é que a informação mais fácil estava lá, no Diário Catarinense. Minha terra sempre me surpreende positivamente, hehe...
    Entra no link:
    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Mundo&newsID=a1758415.xml
    e daí clica no quadro "O ano eleitoral nos EUA". Ali dentro você encontra explicação tanto sobre o esquema dos delegados partidários quanto dos delegados de colégio eleitoral, ou "grandes eleitores"(sabia dessa?).
    Bastante explicativo. Ah, já decidi pra quem vou dar meu apoio, hehe.  

Postar um comentário

Leandro Tuxo é cristão, gaúcho publicitário, diretor de arte da Propague (SC), marido fiel e pai dedicado. (Não necessariamente nessa ordem).

Foi advertido diversas vezes sobre o alto custo de vida em New York City, mas não deu ouvidos aos pessimistas.

Powered by Blogger


Be a World Citizen


Atom Feed


© 2006 a hundred days in NYC | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.