The Five Boroughs of NYC 1: Manhattan 2: Brooklyn 3: Queens 4: The Bronx 5: Staten Island.
Tentando entender como funciona a cidade que nunca dorme, encontrei no Wikipedia um aspecto interessante da geografia política de Nova Iorque.
Como assim?
A cidade é dividida em 5 Boroughs. Em português, borough (de Burgo = cidadela fortificada na Idade Média) seria alguma coisa próxima a distrito, mas com uma unidade administrativa própria. Isso no resto dos Estados Unidos. Em NYC este não é o siginificado de borough.
Apesar da divisão ser bem clara, de cada um dos boroughs ser representado por um borough president e ter – com exceção de Manhattan – um borough hall (algo como uma prefeitura do distrito), nenhum deles tem independência administrativa. O "presidente do Burgo" não tem muitos poderes executivos e nem qualquer função legislativa dentro do distrito. Quem manda mesmo é o prefeito da cidade de Nova Iorque. E quem legisla é o New York City Council.
O sexto borough?
Os boroughs foram criados em 1898 durante a consolidação das divisas da cidade e seus limites geográficos se mantém até hoje. Muitos lugares, próximos ou distantes de NYC já se autodenominaram the 6th Borough. Entre eles estão Hudson County (NJ), Nassau County (NY), Newark (NJ), a cidade de Filadélfia (PA), o sul da Flórida e até mesmo Israel. A única proposta formal que de fato mereceu consideração por parte da prefeitura de NYC foi em 1934, quando o conselho municipal sugeriu a inclusão de Yonkers como sexto borough.
Usa-se a expressão Five Boroughs pra se referir a Nova Iorque como um todo (algo como grande Porto Alegre, Grande Florianópolis ou Grande São Paulo), evitando assim confusão ao se referir apenas à área metropolitana de NYC ou mesmo à Manhattan.
Em junho de 2004, os Beastie Boys lançaram um álbum (o sexto deles gravado em estúdio) chamado To the 5 Boroughs. No dia seguinte ao lançamento, o álbum alcançou a primeira posição no Billboard 200 e teve 360.000 cópias vendidas na primeira semana.
Existe uma rede de sorveterias chamada 5 Boroughs Ice Cream que tem lojas por toda NYC. Cada sabor de sorvete foi batizado com o nome de um bairro, uma rua, uma esquina ou uma região da cidade.
Marcadores: Cultura NYC, Curiosidades
Cara, como foi a chegada? aqui as notícias que chegaram foi de cerca de 40 cm de neve! manda notícias guri.
Fala Tuxo... estamos ansiosos aqui em casa para saber sobre a sua chegada na gelada NY. Posta ai, tudo certo no Harlem?
Abraços.
joseka
Todo mundo ansioso por notícias do Tuxo? Calma galera, ele precisou cavar alguns quilometros de neve para chegar no harlem.
e ai filhão ,como vão as coisas deu certo a vaga que fez tu ficares tres horas em pé?o pessoal do cond. vale do sossego me pergunta todoas as noites , e ai o que ele escreveu hoje...mandei todo mundo ir para a lan.
Beijos mil da mima